sábado, 29 de setembro de 2012

Hoje é dia dos três Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael


Com alegria, comemoramos a festa de três Arcanjos neste dia: Miguel, Gabriel e Rafael. A Igreja Católica, guiada pelo Espírito Santo, herdou do Antigo Testamento a devoção a estes amigos, protetores e intercessores que do Céu vêm em nosso socorro pois, como São Paulo, vivemos num constante bom combate. A palavra "Arcanjo" significa "Anjo principal". E a palavra "Anjo", por sua vez, significa "mensageiro".

São Miguel


O nome do Arcanjo Miguel possui um revelador significado em hebraico: "Quem como Deus". Segundo a Bíblia, ele é um dos sete espíritos assistentes ao Trono do Altíssimo, portanto, um dos grandes príncipes do Céu e ministro de Deus. No Antigo Testamento o profeta Daniel chama São Miguel de príncipe protetor dos judeus, enquanto que, no Novo Testamento ele é o protetor dos filhos de Deus e de sua Igreja, já que até a segunda vinda do Senhor estaremos em luta espiritual contra os vencidos, que querem nos fazer perdedores também. "Houve então um combate no Céu: Miguel e seus anjos combateram contra o dragão. Também o dragão combateu, junto com seus anjos, mas não conseguiu vencer e não se encontrou mais lugar para eles no Céu". (Apocalipse 12,7-8)


São Gabriel


O nome deste Arcanjo, citado duas vezes nas profecias de Daniel, significa "Força de Deus" ou "Deus é a minha proteção". É muito conhecido devido a sua singular missão de mensageiro, uma vez que foi ele quem anunciou o nascimento de João Batista e, principalmente, anunciou o maior fato histórico: "No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré... O anjo veio à presença de Maria e disse-lhe: 'Alegra-te, ó tu que tens o favor de Deus'..." a partir daí, São Lucas narra no primeiro capítulo do seu Evangelho como se deu a Encarnação.


São Rafael


Um dos sete espíritos que assistem ao Trono de Deus. Rafael aparece no Antigo Testamento no livro de Tobit. Este arcanjo de nome "Deus curou" ou "Medicina de Deus",restituiu à vista do piedoso Tobit e nos demonstra que a sua presença, bem como a de Miguel e Gabriel, é discreta, porém, amiga e importante. "Tobias foi à procura de alguém que o pudesse acompanhar e conhecesse bem o caminho. Ao sair, encontrou o anjo Rafael, em pé diante dele, mas não suspeitou que fosse um anjo de Deus" (Tob 5,4). 



São Miguel, São Gabriel e São Rafael, rogai por nós!



Fonte: Canção Nova

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Setembro, Mês da Bíblia

Eai JOVEMMM, já leu a Palavra de DEUS HOJEEEeeeE???

Dentro dos temas propostos pela Mãe Igreja à nossa consideração, o mês de setembro é o mês da Bíblia. Não que devamos ler a Sagrada Escritura somente neste mês. Para tomarmos consciência mais aflorada da importância da leitura e da vivência da Palavra de Deus que é segundo o cântico tão caro a nós: “Lâmpada para os meus pés e luz para os meus caminhos”, somos convidados a uma reflexão mais específica nestes dias que se seguem.

Por: Padre Wagner Augusto Portuga

Que grande alegria estarmos no mês de Setembro, o mês que comemoramos o mês da Bíblia.
A Bíblia é uma grade biblioteca que contem livros escrito de varias formas. Alguns livros são mais fáceis de compreender e outros não, porém é nesses momentos em que devemos deixar o Espírito Santo agir em nós para que Ele possa nos enviar o entendimento necessário para aquele momento.
E aproveitando essa comemoração vamos todos nós buscarmos estar mais próximo das palavras de Deus, buscar as palavras que nos confortam, nos esclarece, nos alegra conforme a vontade de Deus. Vamos buscar essa riqueza que é conhecer mais mais Deus através de suas próprias palavras.


Com algumas dicas te apresento alguns Telefones Uteis para nosso dia-a-dia.


  • TELEFONES DE EMERGÊNCIA
  • Quando você estiver triste, ligue João 14.
  • Quando pessoas falarem de você, ligue Salmo 27. 
  • Quando você estiver nervoso, ligue Salmo 51. 
  • Quando você estiver preocupado, ligue Mateus 6:19,34. 
  • Quando você estiver em perigo, ligue Salmo 91.
  • Quando Deus parecer distante, ligue Salmo 63. 
  • Quando sua fé precisar ser ativada, ligue Hebreus 11. 
  • Quando você estiver solitário e com medo, ligue Salmo 23. 
  • Quando você for áspero e crítico, ligue 1 Coríntios 13. 
  • Para saber o segredo da felicidade, ligue Colossenses 3:12-17.
  • Quando você sentir-se triste e sozinho, ligue Romanos 8:31-39. 
  • Quando você quiser paz e descanso, ligue Mateus 11:25-30. 
  • Quando o mundo parecer maior que Deus, ligue Salmo 90.

  •  Anote em sua agenda, um deles pode ser IMPORTANTE a qualquer MOMENTO em sua VIDA!!! 


Por: Brenda Beatriz de Oliveira

Beata Teresa de Calcutá, rogai por nós!




"Qualquer ato de amor, por menor que seja, é um trabalho pela paz." 
Mais do que falar e escrever, Madre Teresa vivenciou este seu pensamento. Nascida a 27 de agosto de 1910 em Skoplje (Albânia), foi batizada um dia depois de nascer. A sua família pertencia à minoria albanesa que vivia no sul da antiga Iugoslávia. Seu verdadeiro nome era Agnes Gonxha Bojaxhiu.
Pouco se sabe da sua infância, adolescência e juventude, porque Madre Teresa não gostava de falar de si própria. Aos dezoito anos, surge-lhe o pensamento da consagração total a Deus na vida religiosa. Obtido o consentimento dos pais, e por indicação do sacerdote que a orientava, entrou, no dia 29 de setembro de 1928, para a Casa Mãe das Irmãs de Nossa Senhora de Loreto, situada na Irlanda.
O seu sonho, no entanto, era a Índia, o trabalho missionário junto aos pobres. Cientes disso, suas superioras a enviaram para fazer o Noviciado já no campo do apostolado. Agnes então partiu para a Índia e, no dia 24 de maio de 1931, faz a profissão religiosa tomando o nome de Teresa. Houve na escolha deste nome uma intenção, como ela própria diz: a de se parecer com Teresa de Jesus, a humilde carmelita de Lisieux.
Foi transferida para Calcutá, onde seguiu a carreira docente e, embora cercada de meninas filhas das melhores famílias de Calcutá, impressionava-se com o que via quando saía às ruas: os bairros pobres da cidade cheios de crianças, mulheres e idosos cercados pela miséria, pela fome e por inúmeras doenças.
No dia 10 de setembro de 1946, dia em que ficou marcado na história das Missionárias da Caridade (congregação fundada por Madre Teresa) como o "Dia da Inspiração", Irmã Teresa, durante uma viagem de trem ao noviciado do Himalaia, depara-se com um irmão pobre de rua que lhe diz: "Tenho sede!". A partir disso, ela tem a clareza de sua missão: dedicar toda sua vida aos mais pobres dos pobres.
Após um tempo de discernimento com o auxílio do Arcebispo de Calcutá e de sua Madre Superiora, Irmã Teresa sai de sua antiga congregação para dar início ao trabalho missionário pelas ruas de Calcutá. Começa por reunir um grupo de cinco crianças, num bairro pobre, a quem começou a dar escola. Pouco a pouco, o grupo foi crescendo. Dez dias depois, eram cerca de cinquenta crianças.
Os inícios foram muito duros, mas Deus ia abençoando a obra da Irmã Teresa e as vocações começaram a surgir, precisamente entre as suas antigas alunas. Em 1949, Madre Teresa começa a escrever as constituições das Missionárias da Caridade e a 7 de outubro de 1950 a congregação fundada por Madre Teresa é aprovada pela Santa Sé expandindo-se por toda a Índia e pelo mundo inteiro.
No ano de 1979 recebe o Prêmio Nobel da Paz. Neste mesmo ano, o Papa João Paulo II a recebe em audiência privada e torna Madre Teresa sua melhor "embaixadora" em todas as Nações, Fóruns e Assembléias de todo o mundo.
Com saúde debilitada e após uma vida inteira de amor e doação (vida esta reconhecida por líderes de outras religiões, presidentes, universidades e até mesmo por países submetidos ao marxismo), Madre Teresa foi encontrar-se com o Dono e Senhor de sua vida a 5 de setembro de 1997. Seu velório arrastou milhares de pessoas durante vários dias.
Foi beatificada pelo Papa João Paulo II no dia 19 de outubro de 2003, Dia Missionário Mundial.
Beata Teresa de Calcutá, rogai por nós!

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Ta chegando!!!




Vem aí III Congresso Diocesano da RCC.
 
Nos dias 06,07,08 e 09 de Setembro vai acontecer em nossa diocese o "III Congresso Diocesano da RCC", reunindo toda nossa diocese de Cáceres para louvarmos ao senhor vivendo a moção que a RCC Brasil está vivenciado neste ano “Apascenta minha ovelhas”.
 
O congresso será na cidade de Cáceres e contará com a presença de coordenadores diocesanos, estaduais e também  nossos irmãos da nacional. Juntos numa só palavra, clamando o do Espírito Santo fogo de Deus sobre nossa diocese. Contará também com todos os Ministérios, inclusive a animação do Congresso ficou para o Ministério de Música Rosa Mística de nossa Paróquia.
 
As inscrições do Congresso já estão abertas, e estão sendo feita nos grupo de oração, dia 07/09 estará saindo um ônibus com a caravana de nossa cidade rumo ao Congresso, então faça já a sua inscrição, não percam este grande encontro!
 
 
Fiquem na Paz!




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...