quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Hoje Eu Preciso Melhorar! O Que Eu Faço?



Abra o coração! Uma simples e decidida abertura de coração às pessoas e circunstâncias que cercam sua vida vai ajudar muito para que você olhe para o que está ao seu redor com mais simplicidade e compreensão.

Abra o coração para o inesperado, escute alguém que você nunca escutou, aprenda uma música nova, experimente tocar um instrumento e faça - se possível - algo que você já disse que nunca faria.

É que andamos muito fechados em nós mesmos e acabamos por não encontrar saídas nos difíceis caminhos que nós mesmos inventamos.

Hoje, é preciso abrir o coração, se você, de verdade, quer encontrar uma saída.


Seu irmão,
Ricardo Sá



Fonte: Canção Nova

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

46 anos RCC: um Novo Pentecostes para uma Nova Evangelização



Os dias 17, 18 e 19 de fevereiro são de celebração para a Renovação Carismática Católica do mundo, isso porque essa data marca o surgimento do Movimento em um retiro realizado na Universidade de Duquesne. Em alusão aos 46 anos da RCC, uma das pioneiras do Movimento, Patti Mansfield, escreveu uma mensagem para os carismáticos brasileiros.


Confira as palavras de Patti e viva esses  três dias em clima de louvor a Deus pela RCC que, por meio da ação poderosa do Santo Espírito, tem levado tantas e tantas pessoas a um encontro pessoal com Jesus Cristo!



"Queridos irmãos e irmãs da Renovação Carismática Católica do Brasil,
     
Há 46 anos atrás eu participei de um retiro destinado a mudar não só a minha vida, mas a vida da Igreja. Naquele momento, nenhum de nós que ali estava, sequer sonhava que o Senhor nos dava um Novo Pentecostes para uma Nova Evangelização. No mundo inteiro Seus filhos e filhas estão descobrindo sua verdadeira vocação: ser santos e missionários... mergulhar profundamente no Seu Amor e lançar as redes para pescar!



Há algumas semanas, Karin Sefcik Trieber, uma das estudantes que estava comigo naquele famoso Fim de Semana de Duquesne, foi para a casa do Pai. Sua morte me fez refletir que nosso tempo aqui é muito precioso... e o quão zelosos e decididos devemos ser ao usarmos as oportunidades presentes para amar e servir a Jesus. Que ao lançarmos o nosso olhar para o aniversário dos 50 anos da Renovação Carismática Católica em fevereiro de 2017, possamos nos entregar incondicionalmente a Deus Pai, Filho e Espírito Santo para que Ele possa realizar tudo o que deseja em nós e através de nós!"
     
Patti Gallagher Mansfield







Fonte: Portal da RCC Brasil

Ser Jovem é Assim!



"Numa fase de muita música alta, quero conversar a todo instante com meu Deus no silêncio.
Numa fase cheia de dúvidas, quero ter a certeza de que Jesus é meu Senhor.
Numa fase em que falta tempo para tanta coisa, quero ter tempo para buscar meu Amor na Eucaristia todos os domingos.

Numa fase na qual um turbilhão de sentimento quase fazem perder o controle, quero buscar a serenidade de Maria e tentar ser um pouquinho do que ela é.
Numa fase em que o mundo não te compreende e nem você mesmo consegue se entender, quero me deixar ser Amparada pelo Espírito de Deus.
Numa fase que tanto curte encarar desafios, quero viver o desafio do Evangelho.
Numa fase em que tanto se fala em Amor, mas pouco se vive, quero tentar aprender o verdadeiro significado de Amar e colocar isso em prática.
Tão estranho, tão intenso... Ser Jovem é assim, é ser feliz ao se descobrir totalmente dependente de Deus."

_Karoline Corrêa Lourenço - depoimento de uma Jovem que resumiu sua vida em alguns parágrafos.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Quem Não Reza Vira Bicho



'Uma das obrigações canônicas do pároco é estimular os fiéis a orarem em família, consoante prescreve o cânon 528, § 2.º.

Por Edson Sampel

“Quem não reza vira bicho”. A frase, cunhada por dom Angélico Sândalo Bernardino, bispo emérito de Blumenau, retrata o âmago da realidade. Com efeito, se não nos nutrimos quotidianamente na oração, como admoesta o salmista (Salmo 1), nossa alma enlanguesce. A alma débil é porta de entrada de males e perversões.

Conheço certa pessoa que era dada à oração diária. O terço também fazia parte da rotina dela. Além disso, a oração das orações, a missa, jamais era perdida. Essa pessoa participava da missa todo domingo. De repente, por um motivo que desconheço, ela abandonou a oração. Virou um verdadeiro bicho, um monstro; parecia que incorporara outra personalidade. Entregou-se ao sexo sem responsabilidade e este foi o ponto de partida para a perpetração de outras devassidões, até a indiferença completa. Perdi o contato com o indigitado amigo. Rezo por ele toda noite.

Quando falo em oração, é claro que aludo à oração como elevação da mente a Deus (santo Tomás de Aquino). Mas, penso, ainda, na frequência aos sacramentos, sobretudo à eucaristia e à penitência, que são igualmente formas de oração, em sentido amplo. Para o cristão, abandonar a prática da oração é a pior adversidade que pode sobrevir. É a morte. Já Dostoievski, na famosa obra “Irmãos Karamásov”, colocou as seguintes palavras na boca de uma das personagens: “Se Deus não existe, tudo é permitido”. Deveras, não há barreiras para o egoísmo, para usar as pessoas, porque se deixa de enxergar no próximo a imagem de Jesus Cristo.

Rezar implica sintonia com Deus. Estar com Deus é viver no amor, porque Deus caritas est, Deus é amor, como no-lo afirma são João, corroborado pelo papa Bento XVI. O amante não é egoísta; pelo contrário, preocupa-se com os outros, máxime com os mais pobres. Parar de rezar é penetrar nas vascas do óbito do espírito. E como não subsiste dicotomia entre corpo e alma, quem não reza põe tudo a perder: sua alma, sua estrutura psicossomática.

Peçamos que santa Maria, modelo de oração, nos ajude constantemente. Que ela afaste de nós o perigo de largarmos a oração, pois, vira-se mesmo bicho. Eu diria que não rezar é deixar de ser pessoa humana autêntica. Até mesmo a mente resta turvada, vez que a inteligência só é límpida quando nos abeberamos na suma inteligência: Deus.

Uma das obrigações canônicas do pároco é estimular os fiéis a orarem em família, consoante prescreve o cânon 528, § 2.º.

Nestes dias de tantas surpresas e expectativas, com a renúncia do papa e o início da sé vacante no mês que vem, temos de intensificar nossas orações.

Edson Luiz Sampel é Doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense, do Vaticano e membro da União dos Juristas Católicos de São Paulo (Ujucasp).

Fonte: Zenit '
     

     Fonte: RCC Brasil

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Qual o caminho mais rápido para chegar a Deus?



Nossas fraquezas! Elas - amigas de nossa salvação - são o modo mais seguro e rápido para chegarmos até o Coração de Nosso Senhor. Entenda que são nossas misérias que atraem os olhos de Jesus. Se não acredita nisso, veja nos Evangelhos quem mais toca em Seu coração.


Portanto, engana-se quem pensa que Jesus se encanta com nossas virtudes, uma vez que são nossas misérias que atraem Seu amor. Por isso, quanto mais verdadeiros tanto mais próximos estaremos de Cristo.

Ricardo Sá


"É isso galera, agora sim entendendo como podemos chegar até Jesus, que possamos a cada dia sermos mais e mais verdadeiros, pois somos fracos e necessitamos do Amor do Pai, não é? Então não se preocupe, todos somos pecadores e cometemos erros, mais a partir do momento que conhecemos Jesus, devemos lutar contra nossas fraquezas. Amém!"

Fiquem na Paz, sentinelas! o7



sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

I Vigília Jovem


É hoje sentinelaaaass!!! Vamos #AdorarJesus! Hoje e Sempre..

Contamos com a sua presença.. é a SUA mesmo!

Jesus nos espera para este grande momento!

Tudo por Jesus, nada sem Maria!!

Uh é sentinela, uh é sentinela!!! o7 o7 o7

Vivendo a Quaresma



Atenção Sentinelas!! Vamos viver este tempo Quaresmal em união com a Igreja vivenciando seus projetos.

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Matriz) já iniciou nesta sexta-feira(15/02) o exercício da Via Sacra. Vamos juntos a ela viver estes momentos recordando e meditando a Paixão de Cristo e todo o seu sofrimento para nos salvar. 
Toda Sexta-feira as 5:00 hrs da manhã na Paróquia estaremos vivenciando a Via Sacra. Vem fazer parte conosco e com mais um gesto preparar sua alma e sua santificação. Isto aumenta em nós o amor a Jesus e aos outros.

Jesus e nós esperamos por vocês!! o7

Como viver bem a Quaresma?



  “És pó, e ao pó tu hás de tornar”. (Gênesis 2, 19)

Vivendo o tempo especial da Quaresma
Neste tempo especial de graças que é a Quaresma devemos aproveitar ao máximo para fazermos uma renovação espiritual em nossa vida. O Apóstolo São Paulo insistia: “Em nome de Cristo vos rogamos: reconciliai-vos com Deus!” (2 Cor 5, 20);  “exortamo-vos a que não recebais a graça de Deus em vão. Pois ele diz: Eu te ouvi no tempo favorável e te ajudei no dia da salvação (Is 49,8). Agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação.” (2 Cor 6, 1-2).
Cristo jejuou e rezou durante quarenta dias (um longo tempo) antes de enfrentar as tentações do demônio no deserto e nos ensinou a vencê-lo pela oração e pelo jejum. Da mesma forma a Igreja quer ensinar-nos como vencer as tentações de hoje. Daí surgiu a Quaresma.
Na Quarta-Feira de Cinzas, quando ela começa, os sacerdotes colocam um pouquinho de cinzas sobre a cabeça dos fiéis na Missa. O sentido deste gesto é de lembrar que um dia a vida termina neste mundo, ”voltamos ao pó” que as cinzas lembram. Por causa do pecado, Deus disse a Adão: “És pó, e ao pó tu hás de tornar”. (Gênesis 2, 19)
Este sacramental da Igreja lembra-nos que estamos de passagem por este mundo, e que a vida de verdade, sem fim, começa depois da morte; e que, portanto, devemos viver em função disso. As cinzas humildemente nos lembram que após a morte prestaremos  contas de todos os nossos atos, e de todas as graças que recebemos de Deus nesta vida, a começar da própria vida, do tempo, da saúde, dos bens, etc.
Esses quarenta dias, devem ser um tempo forte de meditação, oração, jejum, esmola (“remédios contra o pecado”). É tempo para se meditar profundamente a Bíblia, especialmente os Evangelhos, a vida dos Santos, viver um pouco de mortificação (cortar um doce, deixar a bebida, cigarro, passeios, churrascos,  a TV, alguma diversão, etc.) com a intenção de fortalecer o espírito para que possa vencer as fraquezas da carne.
Na Oração da Missa de Cinzas a Igreja reza: “ Concedei-nos ó Deus todo poderoso, iniciar com este dia de jejum o tempo da Quaresma para que a penitência nos fortaleça contra o espírito do Mal.”
Sabemos como devemos viver, mas não temos força espiritual para isso. A mortificação fortalece o espírito. Não é a valorização do sacrifício por ele mesmo, e de maneira masoquista, mas pelo fruto de conversão e fortalecimento espiritual que ele traz; é um meio, não um fim.


Quaresma é um tempo de “rever a vida” e abandonar o pecado (orgulho, vaidade, arrogância, prepotência, ganância, pornografia, sexismo, gula, ira, inveja, preguiça, mentira, etc.). Enfim, viver o que Jesus recomendou: “Vigiai e orai, porque o espírito é forte mas a carne é fraca”.
Embora este seja um tempo de oração e penitência mais profundas, não deve ser um tempo de tristeza, ao contrário, pois a alma fica mais leve e feliz. O prazer é satisfação do corpo, mas a alegria é a satisfação da alma.
Santo Agostinho dizia que “o pecador não suporta nem a si mesmo”, e que “os teus pecados são a tua tristeza; deixa que a santidade seja a tua alegria”. A verdadeira alegria brota no bojo da virtude, da graça; então, a Quaresma nos traz um tempo de paz, alegria e felicidade, porque chegamos mais perto de Deus.
Para isso podemos fazer uma Confissão bem feita; o meio mais eficaz para se livrar do pecado. Jesus instituiu a Confissão em sua primeira aparição aos discípulos, no mesmo domingo da Ressurreição (Jo 20,22) dizendo-lhes: “a quem vocês perdoarem os pecados, os pecados estarão perdoados”. Não há graça maior do que ser perdoado por Deus, estar livre das misérias da alma e estar em paz com a consciência.
Jesus quis que nos confessemos com o Sacerdote da Igreja, seu ministro, porque ele também é fraco e humano, e pode nos compreender, orientar e perdoar pela autoridade de Deus. Especialmente aqueles que há muito não se confessam, têm na Quaresma uma graça especial de Deus para se aproximar do Confessor e entregar  a Cristo nele representado, as suas misérias.
Uma prática muito salutar que a Igreja nos recomenda  durante a Quaresma, uma vez por semana, é fazer o exercício da Via Sacra, na igreja, recordando e meditando a Paixão de Cristo e todo o seu sofrimento para nos salvar. Isto aumenta em nós o amor a Jesus e aos outros.
Não podemos esquecer também que a Santa Missa é a prática de piedade mais importante da fé católica, e que dela devemos participar, se possível, todos os dias da Quaresma. Na Missa estamos diante do Calvário, o mesmo e único Calvário. Sim, não é a repetição do Calvário, nem apenas a sua “lembrança”, mas a sua “presentificação”; é a atualização do Sacrifício único de Jesus. A Igreja nos lembra que todas as vezes que participamos bem da Missa, “torna-se presente a nossa redenção”.
Assim podemos viver bem a Quaresma e participar bem da Páscoa do Senhor, enriquecendo a nossa alma com as suas graças extraordinárias; podendo ser melhor e viver melhor.

Prof. Felipe Aquino

Fonte: Site Canção Nova

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

O cristão pode participar do Carnaval?



O cristão pode participar do Carnaval? 

A alegria é uma necessidade básica do ser humano. Povos, raças e culturas das mais remotas origens encontraram formas para exteriorizar esse desejo. Cada país, de acordo com sua cultura e costume, possui suas datas festivas. Porém, o grande problema dessas festividades, assim como o Carnaval, é que, após os dias de festa, muitos voltam à vida real amargando desilusões e arrependimentos, pois já não podem mais usar a máscara. É hora, então, de fazer um balanço. 


Fé e consciência limpa são inseparáveis na vida do cristão, inclusive durante essas festividades. "Tudo o que não procede da fé é pecado", ensina São Paulo (cf. Rm 14,23). A fé é a luz que ilumina a consciência e a confirma nas convicções morais. Por isso a pergunta não deve ser: "é pecado pular Carnaval?".



Quem se guia pela consciência do que é bom, digno e justo, possui um "faro moral". Sabe posicionar-se, escolher e decidir onde, como e com quem se divertir ou não. 



Não passa, pois, de preconceito — às vezes de má fé —, achar que a religião é contrária à alegria, levando os fiéis à tristeza. O Evangelho é uma mensagem alegre e feliz! Dele nos vêm as festas religiosas, as celebrações e solenidades festivas, as comemorações de datas e fatos históricos.



A alegria cristã é autêntica, simples e espontânea. Mobiliza os serviços de caridade e fortalece o ser humano em suas angústias e sofrimentos. Inspira todas as artes e os costumes sadios e nobres.



Nada disso se encontra nas diversões barulhentas, superficiais, cheias de dissipações e desregramentos morais. A alegria carnavalesca é, em geral, uma cortina de fumaça que esconde o vazio do espírito, o desencanto consigo mesmo, as frustrações da vida!



Apesar da folia contagiante nas ruas, quadras e salões, o fim do Carnaval é triste. Não porque é o fim, mas pelas inúmeras perdas que sofremos por nossas próprias escolhas. Por isso, escolher viver bem um Carnaval com Cristo é a melhor opção para se divertir e não ter preocupações posteriores.

"Com isso tudo amados, sabendo a agora o que realmente é o Carnaval do mundo e o que infelizmente ele nos oferece, faça uma nova experiência neste ano, procure uma paróquia de sua cidade e se informe de algum encontro de oração, retiro e etc. Temos vários encontros de carnaval acontecendo em nossas paróquias e dioceses neste ano. Eu mesmo, vou em missão para o 4º Acampamento de Oração da cidade de São José dos Quatro Marcos, da paróquia São José Operário. E posso garantir para vocês que sem dúvida fiz mais que a escolha certa, esta com Jesus nesta época, e ainda servindo a Ele, óh Glóriaaaa! É muita benção amados irmãos, todo ano faço esta escolha, faça você também!"

Fiquem na paz, ótimo carnaval com Cristo!


Janaina Patrícia 




Fonte: Canção Nova






segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Bom Dia, Sentinela amado de Cristo!



É o amor de Deus que mexe e remexe
E faz meu coração bater
Tum-tum-tum! tum-tum-tum!
É o amor de deus que mexe e remexe
E faz meu coração bater
Tum-tum-tum! tum-tum-tum!

Nessa onda eu quero entrar
Vou sem medo e jesus vai me ensinar

A louvar, a louvar, a louvar ..
A louvar, a louvar, a louvar
A cantar, a cantar, a cantar
A dançar, a dançar, a dançar
A adorar, a adorar, a adorar...

Bom Dia, a paz Sentinelas! E ai como você começou o seu dia, louvando a Deus? Sim, Não? É amados essa é uma resposta que muitas vezes nos surpreende, não é? Começar o dia louvando a Deus, como assim? É bem fácil galera, ao levantasse todos os dias, temos que louvar a Deus como fala na música de Tony Allysson, afinal pois é o amor de Deus que faz a nossa vida se mexer e quem quer ser feliz, "ahhhh" quer entrar nessa onde meu irmão. Por isso, nunca deixe de louvar ao Senhora, se você não anda fazendo isto, vamos acordar  rsrs..Ah e não se esqueça hoje você pode louvar a Deus no Grupo de Oração Nª Senhora Rosa Mística ás 19:30 horas, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, aguardamos você. Amém!

Paz & Bem

Janaína Patrícia


  



sábado, 2 de fevereiro de 2013

Tudo na vida passa. O que não passa?




Tudo na vida passa, somente Deus permanece. Quando nós estamos sofrendo, parece-nos que o sofrimento nunca chegará ao fim, mas não percamos de vista que “os sofrimentos do tempo presente não têm proporção da glória futura que nos deve ser manifestada” (Rm 8,18).
Como é sábio da nossa parte não nos apegarmos às coisas que passam. Apeguemo-nos, de todo o nosso coração, ao único essencial para a nossa vida: Jesus Cristo, “o mesmo de ontem, de hoje e por toda a eternidade” (Hb 13,8).
Senhor, dá-nos a graça de nos desapegarmos das coisas que passam e abraçarmos as que não passam.
Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso!

Luzia Santiago


Fonte: Site Canção Nova
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...