sexta-feira, 29 de junho de 2012

Santos Juninos!




Junho é mês de quentão, quadrilha... Toda festa junina é uma delícia e, além de comidas e brincadeiras típicas, a comemoração é uma tradição católica em que são celebrados os dias de São João, Santo Antônio e São Pedro. Conheça a história de cada um:

Festa Junina: origem e tradição

Comemorar o mês de junho é um hábito antigo em várias partes do mundo. Antes do nascimento de Jesus, os povos pagãos do Hemisfério Norte celebravam o solstício de verão, o dia mais longo e a noite mais curta do ano, que, lá, acontece em junho. As festas ocorriam para pedir aos deuses a fertilidade da terra e garantir boas colheitas nos meses seguintes. Com o avanço do Cristianismo, a Igreja incorporou a tradição e, no século 6, os ritos da festa do dia do solstício, em 21 de junho, passaram para o dia do nascimento de São João Batista, em 24 de junho. Mais tarde, no século 13, foram incluídas no calendário litúrgico as datas comemorativas de Santo Antônio (dia 13) e São Pedro (dia 29). É por isso que esses três santos são os padroeiros das festas juninas!
São Paulo (dia 29) apesar de ser comemorado também do mês de junho, não é considerado um santo dos festejos juninos, mas o apóstolo dos gentios, foi perseguidor que se transformou no grande pregador. Fundador de muitas das primeiras comunidades cristãs, Paulo dirigiu a elas muitas Cartas, das quais quatorze são consideradas “canônicas” e fazem parte do Novo Testamento. Suas Cartas são as mais lidas de todos os tempos. Dele São Jerônimo disse: “Jamais o mundo verá outro homem da envergadura de São Paulo”. Nasce em Tarso. Romano por nascimento, judeu de raça e de religião, fariseu zeloso com sólida formação na escola de Gamaliel. Sua conversão aconteceu às portas de Damasco e sua queda do cavalo passou a ser símbolo de toda conversão (At. 9, 4)
As festas juninas são celebradas com muito entusiasmo pelo nosso povo. As famosas “fogueiras”, as danças denominadas “quadrilhas”, os fogos de artifício, a reza do terço, o quentão e a pipoca (propícios para o mês de junho – mês do frio) constituem parte de nosso folclore e nem por isso perdem o seu colorido religioso e, por isso mesmo , fazem parte da religiosidade popular.


Conheça mais sobre os santos de junho

Santo Antônio - 13 de junho Nascido em uma família de alta nobreza, recebeu o nome de Fernando e teve uma boa educação religiosa. Iria seguir carreira militar, mas resolveu refugiar-se num convento, em Coimbra, e ordenou-se sacerdote em 1220. Tornou-se, então, missionário na África. Entrou para a ordem Franciscana e adotou o nome de Antônio. Faleceu aos 36 anos, em 13 de junho de 1231, na aldeia de Arcela. Lá foi construído um grandioso templo em homenagem ao santo, onde se conservam várias de suas relíquias, inclusive sua língua. Foi proclamado Doutor da Igreja em 1946, pelo Papa Pio XII.
Um de seus mais famosos feitos se deu quando, pregando e Pádua, foi avisado de que seu pai estava sendo injustamente condenado à forca, em Lisboa. Milagrosamente, Santo Antônio desdobrou-se e salvou seu pai em Lisboa ao mesmo tempo em que fazia seu sermão em Pádua. Em pensamento, fez com que o cadáver do assassinado negasse, por meio de um aceno de mão, a culpa de seu pai.


São João - 24 de junho São João Batista, chamado de o “homem enviado por Deus”, era um profeta eremita, mártir e primo de Jesus. Pregava nas margens do Rio Jordão e, lá, fez o batismo de Cristo. João era precursor do Messias e, diz a lenda, que nasceu sem pecado, sendo santificado ainda no útero de sua mãe. É protetor dos casados e enfermos, protegendo contra dor de cabeça e de garganta.
São João é o padroeiro da Amizade.


São Pedro - 29 de junho São Pedro foi o primeiro Papa, líder dos apóstolos e fundador da Santa Sé de Roma, junto com São Paulo. Ele sempre foi mencionado como o primeiro apóstolo em todas as passagens do Novo Testamento e estava ao lado de Cristo, ajudando-O a organizar a Última Ceia. Foi Pedro que negou Jesus três vezes e o primeiro a vê-Lo depois de ressuscitado. O Santo foi o instrumento para levar as palavras do Evangelho às pessoas e a fazer milagres em nome do Senhor.

São Paulo - 29 de junho

Considerado o primeiro doutor da Igreja, São Paulo foi o apóstolo, mártir e um dos grandes missionários da Igreja. Foi aprisionado, torturado e martirizado por causa de sua fé. Ao longo de suas jornadas missionárias, escreveu cartas e teses que relatavam o conceito de Cristo, além de graças que se referiam à predestinação, à liberdade de escolha, ao batismo e à perfeição cristã.

Fonte: www.amiguinhosdedeus.com





quarta-feira, 13 de junho de 2012

Santo Antônio, Santo do dia!



Padroeiro dos namorados. Sua popularidade advém do fato de ele ser considerado pela tradição como santo casamenteiro.
Santo Antonio é doutor da Igreja. Nasceu na cidade de Lisboa, Portugal, em 1195. Seu nome de batismo era Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo. Frade franciscano, contemporâneo de São Francisco de Assis. Foi ordenado sacerdote em 1220. No mesmo ano ingressou na Ordem Franciscana, partindo logo depois para Marrocos. Acometido por uma enfermidade durante a viagem viu frustrados os seus planos de missionário no meio dos não-crentes. Foi cozinheiro e levou vida completamente obscura. Percorreu a Europa combatendo os erros doutrinários de sua época. Em 1229 partiu para Pádua, para o convento de Arcella. Morreu em 13 de junho de 1231, aos 36 anos.

ORAÇÃO - Glorioso Santo Antonio que tivestes a sublime dita de abraçar e afagar o Menino Jesus, alcançai-me a graça que vos peço e vos imploro do fundo do meu coração (pede-se a graça). Vós que tendes sido tão bondoso para com os pecadores, não olheis para os poucos méritos de quem vos implora, mas antes fazei valer o vosso grande prestígio junto a Deus para atender o meu insistente pedido. Amém.
Santo Antonio, rogai por nós.
(Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai)


Fonte: Edilsa Porto

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Luau Jovem



"Enviai, teu Santo Espírito, Senhor!"

Será realizado pelo Ministério Jovem o 1º Luau Jovem dia 09 de Junho de 2012, ou seja, está aiiii pessoal!!!

Os participantes serão Jovens e Adolescentes de 15 anos em diante solteiros. Jovens de Espírito!!
Acontecerá em uma Fazenda localizada nas proximidades do Sonho Azul.
Será necessário levar ao menos uma troca de roupa, colchonete com roupa de cama e utensílios de higiene pessoal básico.
Haverá ônibus para levar as 20:30 hrs em frente a Padaria São João, em frente a Igreja.
E o mais importante, coração aberto e disponibilidade que todo JOVEM temmm!!!!

Vagas limitadissimas!!!

 Em busca de mais informações escreva para mjjuventuderenovada@gmail.com.

VEMMMM ESPÍRITO SANTOOOOOOO!!!!! VEMMM INCENDIARRRR!!!



AQUIIII TEM JOVEMMMM!!! AQUI TEM FOOGOOOOOO!!!



Corpus Christi


Nesta quinta-feira, 07, a Igreja Católica, em todo o mundo, comemora o dia de Corpus Christi. Nome que vem do latim e significa “Corpo de Cristo”.

A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.

"O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e, eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente" (Jo 6, 55 - 59).

Através da Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós.




Rumo ao Altar

Quando entro nesta procissão, não consigo explicar

Entrego o meu coração que somente quer te amar
Como a noiva que caminha rumo ao altar
E o noivo a te esperar

Jesus teu Corpo e Sangue me sustenta

Jesus toda minh'alma se estremece

Jesus és razão da minha vida

És o amor, o amor (1.º vez)

O motivo maior do meu viver (2.º vez)


Não, não há momento igual a este, não, não há lugar melhor
Não há nada que se possa comparar a esse amor que me faz feliz

Somos a noiva que caminha rumo ao altar
E o noivo bem aqui a nos esperar


Fonte: Canção Nova


                                 

terça-feira, 5 de junho de 2012

O que lhe falta?



O Senhor é o meu pastor, e nada me faltará” (Sl 22).
A Palavra de Deus nos assegura que nada nos falta quando temos o Senhor verdadeiramente por Pastor. Portanto, se ainda nos falta algo é porque precisamos nos colocar totalmente sob o senhorio d’Ele, rezando mais, praticando mais a caridade e penitências.
Não podemos ter medo nem orgulho de depender do Senhor, porque Ele cuida de nós e conhece as nossas necessidades mais profundas, as quais nem nós mesmos somos capazes de perceber.
Façamos, hoje, a experiência de nos deixar conduzir pelo Altíssimo em todos os momentos ao longo deste dia.
Rezemos: “Senhor, conduz a nossa vida, para que os nossos planos estejam sempre de acordo com a Tua vontade. Dispõe de nós como melhor Te aprouver. Confiamos na Tua bondade e na Tua misericórdia”.
Luzia Santiago

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Jesus Cristo, nosso Conselheiro Admirável


 

”Louvado sejas tu, meu Senhor, por quem perdoa pelo teu amor; por quem sofre provações e doenças, feliz quem as sustenta em paz, porque será por ti coroado!” (São Francisco de Assis).
O Senhor, durante este tempo novo em que estamos vivendo, convida-nos, a cada momento, para nos aproximarmos d’Ele, de forma a que não nos desviemos do verdadeiro caminho.
”Eu, o Senhor teu Deus, te ensino coisas úteis, te conduzo pelo caminho em que andas” (Isaías 48,17b).
É muito fácil nos confundirmos, errarmos o caminho e cairmos no buraco do pecado, dos erros e vícios. Somos como as ovelhas: possuímos pouca “visão” e não sabemos caminhar por conta própria. Sozinhos, sem alguém para nos orientar, corremos o risco de nos perder; principalmente quando agimos a partir de nossos sentimentos feridos.
Jesus Cristo é o ”Conselheiro Admirável”, e junto d’Ele precisamos permanecer, para que as coisas deste mundo não nos levem a perder de vista as coisas essenciais.
Renovemos hoje a nossa confiança no Senhor!
Luzia Santiago

Ouvir é ouro e falar é prata



Quanto comércio tem sido estabelecido em função da promessa da felicidade! E quanta gente, com o desejo verdadeiro de ser feliz, acaba buscando coisas falsas.


O desejo de ser feliz foi plantado em nós por Aquele que nos criou. Essa ânsia, este desejo de ser feliz completamente, é próprio do homem; foi Deus quem plantou isso no interior deste. Aquele, que é feliz por excelência, colocou em nós o desejo de sermos felizes como Ele o é. 


O Senhor nos deu o caminho para alcançarmos essa graça, Ele não nos deixou perdidos buscando a felicidade em coisas ou em pessoas, sejam estas boas ou ruins. É preciso buscar no lugar certo a promessa dessa felicidade, ouvir, buscar e praticar.


Ouça (coloque o seu nome) e para ouvir é preciso fazer silêncio, mas isso não significa cruzar os braços e não fazer mais nada; esta deve ser uma espera atenta: ouvir a Deus para ouvir as pessoas que estão ao seu lado. Espera atenta para ouvir e entender, pois quanta confusão seria evitada na nossa vida se parássemos para ouvir ao Senhor de forma a ouvir aquilo que estamos sentindo e pensando. 


O diálogo começa não quando eu falo tudo o que quero, mas quando fecho a boca e abro o coração para ouvir o outro; não é quando eu vou reivindicar todos os meu direitos. “Ouve, ó Israel!” (Deuteronômio 6, 4a) É ordem do Senhor. E como colheremos as direções se não pararmos para ouvi-las? Ou como queremos construir unidade entre aqueles que amamos se não paramos para ouvi-los? O diálogo começa quando eu cumpro esta ordem: “Ouve!” Quer construir unidade? Quer ser feliz? Ouça!


Para proclamar que Jesus é o Senhor, é preciso primeiro ouvir, pois quando a boca proclama essa verdade [que Cristo é o Senhor] é porque os ouvidos já ouviram a Palavra. “Amaras o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças” (Deuteronômio 6, 5). 


Amar a Deus com o coração, com os sentimentos, com a sua alma, com seus pensamentos, com a sua razão, com a sua vontade, que é tão forte como sua liberdade. É o Senhor nos mostrando que – para sermos felizes – precisamos ser inteiros. De que adiantará se só a boca cantar? Se a alma está vazia ou com uma vontade fraca ou com uma “liberdade” escrava?


Quem é que está disposto a acolher um amor pela metade? Uma declaração de amor que diria: “Ah! meu bem, eu te amo com um terço do meu coração!”. Que declaração é essa pela metade? O Senhor não aceita nada pela metade, Ele gosta de tudo inteiro, por isso, assume a nossa “inteira porcaria” para transformar num inteiro dom. Ele não tem medo de assumir o nosso inteiro dom para multiplicá-lo.


 Deus assume o inteiro ainda que nós estejamos machucados, entregues aos pedaços, pois Ele tem força de nos reconstruir por inteiro. Ninguém quer chegar ao final do mês e receber só a metade do salário, nem usufruir só a metade do casamento ou só a metade de um filho.


O Senhor quer todo o nosso coração! “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o te coração...” (Deuteronômio 6, 5a). A Palavra convence o nosso coração de que estamos nos emprestando aos pedaços, e quem faz isso nunca faz a experiência de uma alegria completa. Queremos ser felizes, mas damos para Deus uma esmola dos nossos sentimentos, um terço da nossa vida. Todo o mundo quer ser feliz por inteiro. 


Com Deus não se brinca! Ou eu me dou por inteiro e não tomo mais de volta ou ainda não me entreguei por inteiro verdadeiramente.


Quer descobrir o segredo da felicidade? Ouça a Deus! “Ouvir é ouro e falar é prata”, ouvir vale mais, porque quem ouve, acolhe, conhece e pode com as palavras amar. Quando eu só falo, eu julgo e machuco.


 Padre Fabrício L. de Andrade

sexta-feira, 1 de junho de 2012

A arte de perseverar


Ainda sinto o cheiro do orvalho daquelas manhãs quando saímos cedinho para visitar meus avós. Morávamos em sítios distantes um do outro e era preciso sair de casa bem cedo para evitar que o sol forte nos alcançasse quando estávamos a caminho. 


Tudo era festa, eu e minhas irmãs também crianças fazíamos uma grande expectativa para esta viagem. Pensávamos em tudo, inclusive nas coisas gostosas que a vovó faria para comermos.


O interessante é que começávamos a caminhada dispostos, felizes e bem empolgadas... porém não demorava muito a aparecerem os primeiros sintomas de desânimo. Lembro-me que nos segurávamos ao máximo para não começarmos a reclamar, mas, quando uma falava as outras seguiam suas queixas que em geral eram, mãe estou cansada, tenho sede... nossa como é longe! E nestas horas nossa Mãe nos dava lições de perseverança. 


Ela nos encorajava fazendo-nos lembrar que a vovó já estava na porta nos esperando, que tinha feito várias coisas gostosas para nós... que afinal já não estávamos tão distantes, pois, já havíamos caminhado até... e as palavras da mamãe, eram injeção de ânimo para nós. Daí seguíamos a viagem novamente animadas.


Em minha oração pessoal hoje cedo, pedi a Deus que me ensinasse a arte de perseverar, ele me fez lembrar as lições de minha mãe e acrescentou algumas outras... 


Compreendo que nossa vida é uma viagem passageira e o destino é a casa não da vovó, mas do Pai, que desde sempre está a porta a nossa espera. Ele preparou não apenas "coisas gostosas" para comermos, mas uma eternidade feliz. Lá não haverá mais cansaço, sede, calor, dores, ou qualquer outra coisa que nos castiga enquanto caminhamos.


O que me dá esta certeza são os fatos simples ou não, que me vejo envolvida por eles a cada dia, contemplando assim sem mistérios a ação concreta de Deus. Duvidar do seu amor e cuidado hoje, seria mais difícil do que acreditar. Motivos para desanimar, sempre aparecem. Mas não podemos nos deixar levar por eles. A certeza do Paraíso que nos espera para uma eternidade feliz, deve nos encorajar a cada dia e não nos deixar parar no caminho, nem muito menos voltar atrás. Faço minhas as palavras do Apóstolo Paulo quando escreve aos Hebreus: "Irmãos, perseveremos na fé para nossa salvação.


"Testemunho de Dijanira Silva sobre Perseverança"











Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...