terça-feira, 27 de março de 2012

Conheça o significado da Quaresma!



Por que a Igreja utiliza a cor roxa nesse tempo?


Chama-se Quaresma os 40 dias de jejum e penitência que precedem à festa da Páscoa. Essa preparação existe desde o tempo dos Apóstolos, que limitaram sua duração a 40 dias , em memória do jejum de Jesus Cristo no deserto. Durante esse tempo a Igreja veste seus ministros com paramentos de cor roxa e suprime os cânticos de alegria: O "Glória", o "Aleluia" e o "Te Deum".

Na Quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e termina na quarta-feira da Semana Santa, os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual. Ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. Nesse tempo santo, a Igreja católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade.

Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa.

Assim, retomando questões espirituais, simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo.


Por que a cor roxa?

A cor litúrgica deste tempo é o roxo que simboliza a penitênica e a contrição. Usa-se no tempo da Quaresma e do Advento.

Nesta época do ano, os campos se enfeitam de flores roxas e róseas das quaresmeiras. Antigamente, era costume cobrir também de roxo as imagens nas igrejas. Na nossa cultura, o roxo lembra tristeza e dor. Isto porque na Quaresma celebramos a Paixão de Cristo: na Via-Sacra contemplamos Jesus a caminho do Calvário.


Qual o significado destes 40 dias?

Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material. Os zeros que o seguem significam o tempo de nossa vida na terra, suas provações e dificuldades. Portanto, a duração da Quaresma está baseada no símbolo deste número na Bíblia. Nela, é relatada as passagens dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou a estada dos judeus no Egito, entre outras. Esses períodos vêm sempre antes de fatos importantes e se relacionam com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o coração para algo que vai acontecer.


O Jejum

A igreja propõe o jejum principalmente como forma de sacrifício, mas também como uma maneira de educar-se, de ir percebendo que, o que o ser humano mais necessita é de Deus. Desta forma se justifica as demais abstinências, elas têm a mesma função. Oficialmente, o jejum deve ser feito pelos cristãos batizados, na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa.

Pela lei da igreja, o jejum é obrigatório nesses dois dias para pessoas entre 18 e 60 anos. Porém, podem ser substituídos por outros dias na medida da necessidade individual de cada fiel, e também praticados por crianças e idosos de acordo com suas disponibilidades.

O jejum, assim como todas as penitências, é visto pela igreja como uma forma de educação no sentido de se privar de algo e reverte-lo em serviços de amor, em práticas de caridade. Os sacrifícios, que podem ser escolhidos livremente, por exemplo: um jovem deixa de mascar chicletes por um mês, e o valor que gastaria nos doces é usado para o bem de alguém necessitado.


Qual é a relação entre Campanha da Fraternidade e a Quaresma?

A Campanha da Fraternidade é um instrumento para desenvolver o espírito quaresmal de conversão e renovação interior a partir da realização da ação comunitária, que para os católicos, é a verdadeira penitência que Deus quer em preparação da Páscoa. Ela ajuda na tarefa de colocar em prática a caridade e ajuda ao próximo. É um modo criativo de concretizar o exercício pastoral de conjunto, visando a transformação das injustiças sociais.

Desta forma, a Campanha da Fraternidade é maneira que a Igreja no Brasil celebra a quaresma em preparação à Páscoa. Ela dá ao tempo quaresmal uma dimensão histórica, humana, encarnada e principalmente comprometida com as questões específicas de nosso povo, como atividade essencial ligada à Páscoa do Senhor.


Quais são os rituais e tradições associados com este tempo?

As celebrações têm início no Domingo de Ramos, ele significa a entrada triunfal de Jesus, o começo da semana santa. Os ramos simbolizam a vida do Senhor, ou seja, Domingo de Ramos é entrar na Semana Santa para relembrar aquele momento.

Depois, celebra-se a Ceia do Senhor, realizada na quinta-feira Santa, conhecida também como o lava pés. Ela celebra Jesus criando a eucaristia, a entrega de Jesus e portanto, o resgate dos pecadores.

Depois, vem a missa da Sexta-feira da paixão, também conhecida como Sexta-feira Santa, que celebra a morte do Senhor, às 15h00. Na sexta à noite geralmente é feita uma procissão ou ainda a Via Sacra, que seria a repetição das 14 passagens da vida de Jesus.

No sábado à noite, o Sábado de Aleluia, é celebrada a Vigília Pascal, também conhecida como a Missa do Fogo. Nela o Círio Pascal é acesso, resultando as cinzas. O significado das cinzas é que do pó viemos e para o pó voltaremos, sinal de conversão e de que nada somos sem Deus. Um símbolo da renovação de um ciclo. Os rituais se encerram no Domingo, data da ressurreição de Cristo, com a Missa da Páscoa, que celebra o Cristo vivo.







Fonte: CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

quarta-feira, 21 de março de 2012

Toda a nossa força está na oração!

Toda a nossa força – está na oração. Sem ela, não podemos fazer nada.

É por intermédio da oração que obtemos de Deus as graças necessárias para executar bem nossa missão entre os pobres. Somos criaturas humanas, frágeis e sujeitas às tentações. Através da oração, Deus nos transmite todas as graças de que necessitamos para levar a cabo o nosso trabalho de amor e de dedicação sem reservas aos nossos irmãos sofredores, os pobres.

A oração é o alimento da nossa alma, não podemos viver sem rezar: ela pode ser feita em qualquer lugar, a qualquer momento. Podemos rezar até mesmo enquanto dormimos, oferecendo a Deus a nossa respiração como pedido de perdão pelos nossos pecados, nossos e do mundo inteiro, e cada palpitação do coração, como um gesto de amor oferecido a Deus, que tanto nos amou e nos ama. Assim, mesmo dormindo rezamos.




Irmã Dulce


Fonte: Livro Ágape -Padre Marcelo Rossi. pág 104

segunda-feira, 12 de março de 2012

Missa de Envio de Senilza Monteiro

Entrevista com Padre Edson e Senilza Monteiro








Obs: Se o vídeo não iniciar normalmente arraste o ponteiro do tempo para alguns segundos a frente e espere carregar. Obrigado.

domingo, 11 de março de 2012

Ministério Jovem aos Sábados


Tivemos um ministério um pouco diferente com Filme!
Assistimos o filme "Cartas para Deus" de David Nixon. Impossível não nos emocionar e sentir o desejo de ser como uma criança, com um coração tão puro e principalmente enviar cartas à Deus. 

Sinopse: Cartas para Deus conta a história de um menino com câncer que se corresponde regularmente com Deus através de orações em forma de cartas. Inicialmente sem saber o que fazer com as cartas, o carteiro encarregado de entregar as cartas do menino doente decide fazer uma série de escolhas que vão mudar sua vida e ajudar o garoto a mudar a vida daqueles ao seu redor.


“Você é uma carta... escrita, não com caneta e tinta, mas com o espírito de Deus vivo” - 2Cor 3,3 












Vem fazer parte conosco do Ministério Jovem. Será muito bem vindo e Jesus te espera de braços abertos.
Todo sábado no Centro Comunitário Jesus de Nazaré em Mirassol D'Oeste as 17:30 hrs.
Minha opção é Jesus!

Oração do Centenário

Oração do Centenário da Diocese de São Luiz de Cáceres 

Senhor, nosso Deus, Pai, Filho e Espírito Santo, nós Vos agradecemos pela nossa Igreja Diocesana conduzida com amor em sua história centenária. Nós Vos louvamos pelos nossos Pastores, pela perseverança do povo nos caminhos do Evangelho e por todo o testemunho da vida cristã. Abençoai e iluminai nossa Diocese de São Luiz de Cáceres, fortalecei-nos na fé, animai nossa esperança e inflamai-nos na caridade. Tornai-nos verdadeiros discípulos e missionários de Jesus Cristo! Que o Espírito Santo nos conduza na missão; o Evangelho transforme nossos corações e nos ensine a partilhar, com generosidade e alegria, os dons recebidos. Enviai, Senhor, operários à Vossa messe! Santa Maria, Mãe de Deus e nossa, rogai por nós! São Luiz! Rogai por nós! Amém!

quinta-feira, 8 de março de 2012

E quando enfraquecemos?



“Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor” (Jr 17,7).
Quando escolhemos pôr a nossa confiança no Senhor, tudo superamos, mesmo as fases mais desencontradas e difíceis da nossa vida, porque “tudo é possível ao que crê” (Mc 9,23).
Não confiemos unicamente em nossas forças, porque vez por outra as perdemos e escolhemos o caminho errado. Ao passo que, quando fazemos da força do Senhor a nossa força, podemos exclamar em todas as circunstâncias como o apóstolo Paulo: “Tudo posso n’Aquele que me fortalece” (Fl 4,13).
Rezemos hoje, ao longo de todo este dia, pedindo ao Senhor que nos ensine a buscá-Lo e a confiar unicamente n’Ele.
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago

Fonte: Canção Nova

sexta-feira, 2 de março de 2012

Templo Vivo



Seja bem vindo Espírito Santo
O meu coração é o teu lar

Seja bem vindo Espírito Santo
A minha casa é também tua casa
A minha família é o teu lugar aaah
Vem em mim morar aaah

Vem em mim morar

Seja bem vindo Espírito Santo
O meu coração é o teu lar

Seja bem vindo Espírito Santo
A minha casa é também tua casa
A minha família é o teu lugar aaah

Vem em mim morar aaah

Quero ser o templo vivo
Te levar comigo
Quero ser o templo vivo do teu amor


Seja bem vindo Espírito Santo
A minha casa é também tua casa
A minha família é o teu lugar aaah

Vem em mim morar aaah

Quero ser o templo vivo
Te levar comigo
Quero ser o templo vivo do teu amor!




Música Templo Vivo
Diego Fernandes

Precisamos de Santos!!



Precisamos de Santos sem véu ou batina.

Precisamos de Santos de calças jeans e tênis.

Precisamos de Santos que vão ao cinema, ouvem música e passeiam com os amigos.

Precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar, mas que se "lascam" na faculdade.

Precisamos de Santos que tenham tempo todo dia para rezar e que saibam namorar na pureza e castidade, ou que consagrem sua castidade.

Precisamos de Santos modernos, santos do século XXI, com uma espiritualidade inserida em nosso tempo.

Precisamos de Santos comprometidos com os pobres e as necessárias mudanças sociais.

Precisamos de Santos que vivam no mundo, se santifiquem no mundo, que não tenham medo de viver no mundo.

Precisamos de Santos que bebam coca-cola e comam hot dog, que usem jeans, que sejam internautas, que escutem disc man.

Precisamos de Santos que amem apaixonadamente a Eucaristia e que não tenham vergonha de tomar um refri ou comer uma pizza no fim-de-semana com os amigos.

Precisamos de Santos que gostem de cinema, de teatro, de música, de dança, de esporte.
Precisamos de Santos sociáveis, abertos, normais, amigos, alegres, companheiros.

Precisamos de Santos que estejam no mundo; e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo, mas que não sejam mundanos".





Carta do Papa João Paulo II aos jovens.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...